24/02/10

Alguns incómodos na gravidez

A gravidez é uma fase maravilhosa mas que traz alguns incómodos que fazem parte deste processo natural. Aqueles que vou referir aqui são aqueles que eu senti, dos quais posso falar por experiência própria, mas claro que gostaria que também partilhassem comigo os vossos.
Há mulheres que dizem que têm uma gravidez santa, sem o mínimo incómodo, mas comigo nem sempre foi assim.
Nos primeiros 3 meses tive muitos enjoos, principalmente de manhã, ao acordar. Eu corria para a casa de banho, e passei a levantar-me mais cedo antes de ir trabalhar, para ter tempo de recuperar com mais calma. Havia quem me dissesse que logo que me levantasse deveria comer uma bolacha, pois o estômago vazio ainda piorava a situação, mas comigo isso não resultou. Houve uma altura em que achei que iria passar assim os 9 meses, pois sei que pode acontecer, o que deve ser muito cansativo, pois todo aquele mal estar físico condiciona muitas coisas.
Mas felizmente ao fim dos 3 meses os enjoos começaram a desaparecer e eu fiquei muito contente. Ganhei uma nova energia e fiquei com mais força.
Também o medo, a ansiedade e o sono fragmentado (pois levantava-me várias vezes de noite para ir à casa de banho) causaram-me algum desconforto e quanto mais o tempo passava mais saudades tinha de dormir uma noite inteira, sem interrupções. Achava eu que isso iria acontecer depois do bebé nascer lol
Durante este período também senti dores nas costas, pois é uma zona que sofre imensa pressão com o crescimento da barriga, mas posso dizer que para esse problema encontrei uma solução maravilhosa: a massagem para grávidas. A partir do 6º mês de gravidez fazia massagem 3 vezes por semana (num sítio óptimo e com preços muito acessíveis) e de facto fez milagres. Eu sentia-me muito bem e além de aliviar as dores nas costas, psicologicamente também me proporcionava um bem-estar geral e um relaxamento que nesta fase da nossa vida é precioso. Aconselho vivamente a todas as mulheres que tiverem possibilidades, de fazerem massagem para grávidas. Se alguém estiver interessada forneço os contactos porque realmente experimentei e é uma massagem mesmo dedicada no seu todo à mulher grávida.
Continuando com os incómodos, ainda tive a dor ciática, que é horrível e muito dolorosa. Percorre a perna toda e estive aí uns dois dias quase sem conseguir andar normalmente. Aqui também resolvi o problema com massagem, que como começam a perceber sou fã incondicional, pois desde que comecei a receber sinto de facto benefícios e prefiro gastar na massagem do que farmácia, sempre que possível, claro lol
Também tive alguma azia, mais para o final da gravidez e aumentava sempre que eu estava de barriga para cima. Por isso, deitava-me sempre de lado pois sentia-me muito mais confortável.
Durante a gravidez também fiquei constipada e com dores de garganta e aí recorri aos remédios caseiros, leitinho com mel, soro fisiológico para o nariz entupido e felizmente não tive necessidade de tomar mais nada.
A fim de evitar problemas depois da gravidez, como as estrias, colocava sempre na barriga, nas mamas e nas coxas creme gordo da barral que alternava com óleo de amêndoas doces. Comigo funcionou muito bem e não fiquei com nenhuma estria.
Estes pequenos problemas que relatei muitas vezes não se podem evitar, mas acho que se conseguem minimizar e ajudava muito eu conversar sobre eles, mesmo através da internet, em fóruns sobre gravidez. Um problema pode parecer maior se nos sentirmos sozinhas e tornar-se mais pequeno quando é partilhado...

Sem comentários:

Enviar um comentário