24/02/10

Consultas e exames na gravidez

Durante a gravidez como é normal fui acompanhada pelo meu ginecologista/obstetra que teve um papel fundamental em todo o processo. Eu ia às consultas todos os meses, e mais para o fim da gravidez, ia todas as semanas.
Nas consultas mensais ele media-me sempre a tensão arterial, pesava-me e eu tirava algumas das minhas dúvidas.
Depois fazia-me sempre a ecografia lá no consultório para ver se estava tudo bem com o bebé e era sempre uma emoção saber que era o meu filho/a que eu tentava ver naquele pequeno ecrã.
Também me passava regularmente análises e por duas vezes fiz um exame vaginal. Custava-me sempre fazer análises, não tanto pelas picadas, mas por ter de ir em jejum... então na fase dos enjoos ainda foi mais complicado.
Depois fiz aquelas 3 ecografias principais. Na primeira ecografia ia com muitas expectativas pois além de saber se estava tudo bem com o bebé, tinha esperança de poder saber o sexo. Tinha muita curiosidade. Lembro-me de estar na sala de espera para fazer a 1ª eco e estar rodeada de mulheres grávidas, a mior parte delas com um grande barrigão e eu ali, sem o mínino sinal de barriga. Tive logo vontade de que a barriga se começasse a notar, pois aí sim, iria sentir-me mesmo grávida.
Na 1ª eco fui sozinha e quando entrei na sala e vi aqueles aparelhos que antes só via em telenovelas, senti que de facto aquilo era bem real, que eu tinha um bebé dentro de mim a crescer. Foi uma emoção ver a ecografia, muito mais nítida e o médico ia-me explicando tudo, o que me ia deixando mais tranquila. Mas não consegui saber o sexo, o médico disse que não dava para ver. Nessa altura algumas pessoas começaram logo a dizer que devia ser uma menina, mas eu não criei nenhuma expectativa, pois embora eu sempre tivesse o sonho de ter uma menina, se fosse um menino era igualmente muito bem-vindo.
Foi então na 2ª ecografia que consegui ter a confirmação do sexo do bebé: "vão ter uma menina", disse o médico. Eu olhei para o meu marido e foi muito emocionante, pois ele também partilhava desse meu desejo. A nossa Maria vinha a caminho e nós estávamos muito felizes. Nessa segunda eco também vimos que a nossa menina já estava na posição para o parto.
Na 3ª ecografia, já muito perto do final da gravidez foi o confirmar de que estava tudo bem, fez-se uma estimativa do peso com que poderia nascer e a partir daí senti que o grande momento estava bem próximo.
Todas as consultas, exames e análises que realizei, todas as horas que passei na sala de espera tinham um bom motivo e esse motivo agora já tinha um nome: Maria...

Sem comentários:

Enviar um comentário