24/02/10

A alimentação na gravidez

Uma das minhas primeiras preocupações durante a gravidez foi com a alimentação. Era fundamental eu ter uma alimentação variada e equilibrada, pois era através de mim que o meu filho iria crescer e desenvolver-se.
Uma das frases típicas que muitas pessoas me diziam é que teria de começar a comer por dois, o que não é verdade. Aliás como na alimentação de qualquer pessoa é preferível comer em qualidade e não em quantidade. Então comecei a comer várias vezes por dia, comia pouco de cada vez e fazia intervalos regulares entre as refeições.
Com o decorrer da gravidez claro que o meu apetite aumentou um pouco, mas nada que me levasse a cometer excessos. O meu médico tinha-me dito que o normal seria aumentar uns 12 kg durante a gravidez, mas nunca vivi obcecada pela balança. Evitei comer doces e fritos em excesso, não bebia álcool, nem café, nem bebidas com gás. Além disso foi na gravidez que ganhei o hábito de beber mais água durante o dia, pois normalmente não o fazia e nesta fase tive esse cuidado. Aconselham 1,5 l de água por dia e eu tentava beber, podia não beber isso todos os dias, mas andava lá perto.
Também não comia marisco e ovos mal cozinhados (por causa das salmonelas); queijo fresco de leite não pasteurizado (por causa da brucelose) e como não era imune à toxoplasmose não comia carne mal passada, lavava muito, muito bem os legumes que comia crus (alface, cenoura, tomate...). Eu até tirava a pele ao tomate e a alface deixava estar uns bons minutos em água e vinagre antes de passar por água corrente.
Felizmente tinha muita vontade de comer fruta, aliás quando tinha enjoos, depois a única coisa que conseguia comer era fruta.
Tmabém bebia bastante leite e comia iogurtes, queijo, frutos secos e li que o feijão, as ervilhas e o grão forneciam nutrientes indispensáveis ao bom desenvolvimento do feto.
Não comia alimentos muito salgados, mas também nunca fui grande adepta por isso não me custou muito.
Tive alguns desejos, confesso, acho que mais por ter tido alguns enjoos. Como houve uma fase em que enjoava bastante depois apeteciam-me determinadas comidas, talvez como escape aos enjoos. Então tive desejos de cozido à portuguesa, de bacalhau com natas, mas nada assim fora de normal lol
Com a gravidez também fiquei muito mais sensibilizada para ter uma alimentação saudável que mantenho até hoje, embora também me permitisse alguns pecados, que de vez em quando sabem muito bem...

Sem comentários:

Enviar um comentário