27/02/10

Bebé - 1 mês

O primeiro mês da minha filha foi sem dúvida aquele em que senti maiores dificuldades, pois estava na fase de adaptação e surgiam dúvidas e receios normais desta nova etapa.
Nas primeiras semanas a Maria foi uma bebé bastante calminha, comia, dormia e só chorava se tivesse fome ou estivesse desconfortável.
A amamentação, inicialmente, não foi muito fácil para mim, porque sentia dores, mas com o tempo o corpo foi-se habituando e depois já era algo normal e nunca mais senti dores a dar de mamar.
Com o passar das 2 primeiras semanas notei que a Maria foi ficando mais atenta a sons e já gostava muito de observar.
Foi durante 1º mês que a levei pela primeira vez ao pediatra onde expus as minhas dúvidas que naquela altura eram muitas. Percebi que era a Maria que deveria ditar os horários das mamadas, que eu não devia impôr nada, pois eu tinha receio dela não estar a mamar o suficiente, pois quando se amamenta não vemos a quantidade de leite que eles bebem e isso preocupa-nos. Felizmente ela ganhou peso, o que significava que se estava a alimentar bem, o que me deixou mais descansada.
Também lhe apareceram umas borbulhas vermelhas na cara e no pescoço e a Maria passou a usar cremes para peles secas com tendência a tópicas e passado um tempo melhorou.
Além disso, começou a criar crosta láctea, depois também me apercebi que é normal em aguns bebés. Comecei a pôr um creme, o kelual, um tempo antes do banho e a crosta, aos poucos, vai saindo.
O cordão umbilical caiu passados uns 15 dias do seu nascimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário